Como ensinar o gato a não urinar dentro de casa?

Por SiteApaixonados 8 Minutos de Leitura

Os tutores de cães e gatos devem saber que ensinar o gato a não urinar dentro de casa não é uma tarefa fácil, é necessário que haja muita paciência e dedicação, em casos mais extremos pode ser útil pedir a ajuda de um adestrador, no caso dos gatos, é o Cat Trainer.

No entanto, se você não possui verba suficiente para contratar um profissional, com algumas medidas simples, você pode educar seu pet sem agressões. Confira agora, alguns procedimentos que você pode aplicar em sua residência. 

10 dicas para ensinar o gato a não urinar dentro de casa!

Acima de tudo, é fundamental analisar o comportamento do gato, para saber o motivo que leva a demarcar o território. É importante saber que existem diferenças entre marcar território e urinar, após detectar essas diferenças veja as dicas a seguir: 

1.° Porta para gatos conseguirem urinar

Alguns gatos, quando não são treinados da maneira correta, podem urinar em parede, no sofá, nas cadeiras, com isso, as portas acabaram educando-o automaticamente. Além disso, as portas também são necessárias para que eles possam ter autonomia para entrar e sair.

Assim, eles terão acesso fácil à zona que eles fazem as suas necessidades. Não se esqueça que, se o gato sai para a área externa de sua residência é fundamental que ele tenha um microchip, todavia, se for necessário, a identificação torna-se mais simples. 

2.° Mantenha a higienização da caixa de areia dos gatos

Para ensinar o gato a não urinar dentro de casa é fundamental garantir a higienização da caixa de areia, os gatos são animais muito limpos, se eles não se sentirem confortáveis, não devem utilizar a caixa de areia. Por sua vez, se esta não está limpa o suficiente, eles podem urinar em qualquer lugar.

A pá sanitária é a melhor opção para manter a caixa sempre limpa, já que ela ajuda a separar a areia de outros objetos, afinal, as areias higiênicas formam blocos de xix, que posteriormente é mais fácil de remover. 

3.° Como treinar mais de um gato?

Se você é tutor de vários gatos, certifique-se de ter mais de uma caixa de areia, uma para cada gato, assim, eles podem compartilhar espaços sem nenhum transtorno. Então, também podem deixar a sua casa mais limpa e organizada. 

A limpeza da caixa de areia também pode ser realizada com uma mistura de água sanitária, despeje uma colher de chá do desinfetante para cada 100 ml de água, esta substância é perfeita para evitar a propagação de vírus e bactérias. 

4.° Mude a caixa de areia de lugar 

Na maioria dos casos, mudar um item de lugar pode fazer muita diferença, com a caixa de areia o processo é o mesmo, se a caixa estiver no mesmo local onde está a comida e a água, então, procure mudar de posição ou de cômodo, se for o caso.

Para os gatos tudo deve ser separado, dessa maneira, eles se sentem mais à vontade na hora de fazer as suas necessidades. 

5.° Verifique a textura da areia 

A maioria dos gatos podem não se acostumar com a textura ou o cheiro perfumado das areias, os tutores devem observar e se possível trocar de fabricante e pedir ajuda do veterinário para indicar outra marca. 

ensinar o gato a não urinar dentro de casa

Se os gatos não gostam do cheiro de areia, certamente não poderão utilizar a caixa.

6.° Suspeita de doença 

Os gatos podem desenvolver sintomas de várias doenças, nesse sentido, somente o veterinário com base em exames, pode descobrir do que se trata. Uma doença que pode atrapalhar o gato de urinar são os cristais do trato urinário, se o gato for diagnosticado rapidamente, com o passar do tempo ele passa a urinar no local correto.

7.° Mudança no estilo de vida do gato

Assim como acontece com os cães, os gatos também podem desenvolver problemas de estresse, devido a alterações na rotina ou com a chegada de um novo membro na família, os tutores devem identificar a causa do comportamento inadequado.

Em situações mais extremas, procure ajuda de profissionais para auxiliá-lo (a), o reforço positivo pode ser uma técnica útil para aliviar o estresse no seu pet. 

8.° Esterilização 

Se os gatos estão fazendo marcação de território, este procedimento é indicado para macho e fêmea, a esterilização pode eliminar este problema. Dessa maneira, quando a fêmea estiver no cio, ela não conseguirá atrair o macho.

Para reeducá-lo, coloque a caixa de areia nos locais que já foram marcados pelo gato. 

9.° Feromonas para gatos 

Para conseguir ensinar o gato a não urinar dentro de casa, é importante que o tutor tenha em mãos vários recursos. As feromonas, por exemplo, são um produto que pode ser comercializado em spray e em difusor, elas podem aliviar o estresse no animal, já que possuem um cheiro bem familiar.

O difusor deve ser aplicado onde o gato passa a maior parte do tempo, por outro lado, o spray apenas deve ser jogado no ar nos locais que já estejam marcados com a urina. Nunca utilize produtos fortes, por exemplo, água sanitária e amoníaco.

10.° Ofereça petiscos sempre que o pet acertar o local do xixi

Esta é uma técnica aplicada no adestramento positivo, pois cães e gatos não devem ser tratados com métodos aversivos, se o seu gato acertar o comando ofereça um petisco. Com isso, ele já vai conseguindo disseminar o certo e o errado.

O adestramento positivo é muito importante para manter o ambiente organizado, principalmente para aqueles que possuem mais de um animal em casa.

Conclusão

Portanto, para ensinar o gato a não urinar dentro de casa é necessário ter muita disciplina, os tutores de cães e gatos devem estabelecer uma rotina para que eles possam se acostumar. Alguns produtos podem ser extremamente úteis para ajudar a educar os pets, no entanto, consulte sempre o veterinário.

No mercado encontramos vários sprays, difusores ou suplementos, entretanto, não esqueça de ler as informações do produto, tenha cuidado com a saúde do seu gato. Estes produtos são importantes, pois ajudam a aliviar o estresse do gato. 

Também é primordial que os tutores percebam se o gato está com algum problema de urina, eles devem informar ao veterinário para que ele possa avaliar.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião