Como manter a caixa de areia do gato limpa?

Por SiteApaixonados 8 Minutos de Leitura

Os tutores de gatos devem se preocupar em manter a caixa de areia do gato limpa, com algumas medidas do dia a dia, é possível higienizar a caixa e deixá-la sempre em ordem, os gatos apenas fazem as suas necessidades quando o ambiente está limpo.

Se você deseja ser um tutor de gatos, é necessário compreender que, eles não utilizam caixinhas sujas, atualmente, existem opções simples no mercado que podem facilitar o dia a dia dos tutores.

Para continuar aprendendo sobre este tema, acompanhe este pequeno guia com dicas úteis para que o seu pet possa se sentir confortável.

Manter a caixa de areia do gato limpa: 7 dicas para deixá-la limpa!

A caixa de areia facilita a limpeza, ajudando a formar torrões extremamente firmes, para ajudar os tutores de gatos, veja algumas dicas abaixo: 

1.° Escolha dos produtos de limpeza

Escolher corretamente os produtos de limpeza é somente o primeiro passo para manter a caixa de areia limpa, comumente, os produtos mais utilizados são:

  • Sacola;
  • Caixa de areia;
  • Água;
  • Areia apropriada;
  • Desinfetante;
  • Detergente;
  • Bicarbonato de sódio.

É fundamental ter cuidado com os produtos escolhidos, pois alguns desses produtos causam alergias em cães e gatos, se você é tutor de pets cuide da saúde dos seus animais. 

2.° Com que frequência é necessário limpar?

Ao menos uma vez na semana, os tutores devem substituir a areia, veja a rotina para limpar diariamente, semanalmente, ou então, mensalmente, confira: 

– Diariamente: Você deve remover o cocô, pedaços de lixo e descartá-los, este lixo deve ser colocado no lado de fora da residência, para ajudar a proteger o seu encanamento, o ideal é utilizar um saco de lixo, adaptado para pets. 

Para não confundir, o correto é que se possui mais de um gato, tenha uma caixa de areia para cada bichano. Depois de colher o lixo, é necessário varrer ou utilizar um aspirador de pó, os cascalhos podem deixar seus pisos e passarelas sujos.

– Semanalmente: Se o gatinho juntar lixo, deve ser colocado no lixo, tenha uma lixeira ao ar livre, dessa forma, não haverá um odor desagradável em toda a sua residência.

Nunca espere mais de uma semana para manter a caixa de areia do gato limpa, somente com uma boa limpeza da caixa, é possível remover algum tipo de mancha. Quando necessário, o seu revestimento de piso deve ser lavado.

Para economizar e não danificar as suas almofadas, você pode comprar um tapete para caixa de areia reutilizável, para colocar na parte debaixo.

– Mensal: Todo o espaço ao redor da caixa deve ser higienizado ao menos uma vez por mês, tenha um esfregão e um agente de limpeza de piso, é importante mover a caixa de um lado para o outro no momento da limpeza.  

3.° Limpando a caixa de areia em apartamento

Por se tratar de um espaço pequeno, é primordial que os tutores de gatos tenham um cronograma de limpeza, também é correto colocar a caixa de areia longe da tigela da refeição do seu pet. Esta caixa deve ser mantida em um local reservado, no entanto, de fácil acesso.

Se você reside em apartamento, é importante ter cuidado com lavadoras, secadoras e demais eletrodomésticos que possam emitir som, os gatos não suportam ambientes com muito barulho.

4.° Mulheres grávidas

É importante saber que, não há risco de contrair a toxoplasmose, segundo os veterinários este é um risco bem mínimo, principalmente quando a caixa de areia é sempre higienizada. Na gravidez, alguns cuidados podem ser tomados, por exemplo, utilize luvas, não toque no rosto, mantenha as suas mãos higienizadas a todo momento.

5.° Neutralizador de odores 

Estes podem ser caseiros ou adquiridos em pet shops, podemos ter muitas opções para comprar, para preparar aquelas misturas caseiras, o vinagre pode ser a opção mais indicada, já que este produto pode limpar roupas, azulejos e remover odores em ambientes fechados.

Estes produtos também podem ser encontrados sob a forma de spray, a seguir, apresentaremos quais são as melhores opções disponíveis no mercado:

  • Neutralizador de odores tabaco spray;
  • Tira Cheiro Neutralizador De Odores 300Ml – Radnaq;
  • Neutralizador de Odores PET CLEAN 2 LT;
  • Neutralizador de odores bamboo premisse;
  • Neutralizador de odores tabaco spray – Start;
  • Neutralizador De Odores FreePet 5l – Start.

Manter a caixa de areia do gato limpa

Nunca é demais lembrar que os tutores precisam escolher produtos que não afetam a saúde dos pets, já que cães e gatos costumam ter sensibilidade. 

6.° Troque a areia  

Este é um procedimento válido para quem tem mais de um gato também, existem algumas marcas no mercado que possuem ingredientes naturais, que ajudam a manter os torrões firmes e não desmancham. 

Para os que possuem mais de um gato, é recomendável ter um saco de 12 a 20 kg, que pode durar cerca de um mês. Assim, é possível manter a caixa de areia do gato limpa por muito mais tempo. Abaixo, mostraremos os tipos de areias mais comuns que podem ser adquiridas em diversos pet shops:

  • Areia Higiênica Comum;
  • Areia de Sílica;
  • Areia biodegradável;
  • Fibra vegetal. 

Esta última, por sua vez, pode ser descartada no vaso sanitário, graças ao seu alto teor de absorção por conta da fibra, esta areia ajuda a formar um torrão firme. Já podemos comprar areias com os seguintes ingredientes:  mandioca, milho e cana-de-açúcar.

7.° Dê banho no gato  

Os gatos são animais higiênicos por natureza, diferentemente dos cachorros, os gatos não necessitam de banho, se o gato estiver saudável e sem sujeiras, o recomendável é dar banhos a cada seis meses ou mais.

Para não deixar nenhum tipo de odor, na hora de manter a caixa de areia do gato limpa, os tutores também devem ter cautela com a casinha do gato, para a higienização utilize o desinfetante em gel, jamais aplique cloro. 

Conclusão 

Portanto, você que é tutor de gatos já sabe como manter a caixa de areia do gato limpa, para montar uma rotina de limpeza, tenha em mãos apenas produtos de qualidade que não prejudicam a saúde do seu gato. Se necessário, solicite ajuda do veterinário, este profissional é capacitado para indicar produtos que não sejam prejudiciais ao pet.

Antes de escolher um produto, leia o rótulo para conhecer sobre as substâncias, se houver cloro não compre, pois pode fazer mal aos cães e gatos.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião