Os gatos têm sete vidas? Mito ou verdade?

Por SiteApaixonados 9 Minutos de Leitura

Os gatos têm sete vidas? Este é um dos mitos mais populares entre tutores de gatos, é importante lembrar que esta história envolvendo o número 7 é muito antiga e até hoje muitas pessoas acreditam. Os gatos têm apenas uma vida, assim como os demais seres vivos da Terra. 

Este mito ocorre porque os gatos são animais extremamente independentes, podem suportar quedas e outros acidentes mais graves, tudo isso é possível devido à anatomia do seu corpo. 

Onde surgiu a história de que os gatos têm sete vidas?

Por conta da sua anatomia, os gatos conseguem suportar quedas e acidentes que os seres humanos certamente não aguentariam, este mito das 7 vidas é muito antigo na humanidade, este mito surgiu justamente por causa do corpo do gato.

O mito das vidas múltiplas também pode variar conforme as culturas dos países, em determinadas regiões da Inglaterra ou Europa, os gatos podem ter entre 7 ou 9 vidas, este é um mito que surgiu também por causa da habilidade do gato, geralmente eles são inteligentes e intuitivos.

Esta é apenas uma superstição, assim como acontece com relação aos gatos pretos, os gatos possuem uma grande massa corporal, que pode minimizar o impacto nas quedas, evitando que eles fraturam os ossos, por exemplo, este é também um fenômeno conhecido como “reflexo de endireitamento”. 

Através desse fenômeno, os gatos podem girar no ar no momento de uma queda, estes podem ser apenas alguns motivos para que essa lenda se espalhe tão rápido no mundo todo.

Como a lenda surgiu?

Não há uma data ou local exato, no entanto, começou a ser espalhada na Idade Média, nesta época os gatos eram relacionados com as bruxas, o fato de: os gatos têm sete vidas, existe porque o 7 é um número de grande potência mística.

Há um ditado popular inglês que diz o seguinte: “um gato tem nove vidas, em três ele brinca, em três ele vagueia e nos últimos três ele fica”. 

Como esta lenda é interpretada nos EUA?

Nos EUA, há uma história que diz que o gato entrou em uma casa com 9 crianças e comeu 9 peixes, sendo que, os peixes seriam o seu jantar. Dessa forma, as crianças morreram de fome e o gato, por sua vez, morreu por comer demais.

Entretanto, quando o gato chegou ao paraíso, foi obrigado a morrer 9 vezes, para que pudesse entrar no céu, em outros países como no Brasil e em Portugal os gatos têm 7 vidas devido a uma forte influência da Igreja naquela época.

O poder dos gatos 

Dificilmente, os gatos demonstram quando estão com alguma dificuldade, por isso, muitas pessoas pensam que eles nem ficam doentes. Por outro lado, os gatos geralmente caem de pé, isso pode acontecer mesmo nas grandes alturas.

Esses motivos levam muitos a acreditarem que os gatos podem ter entre 7 a 9 vidas, dependendo do país ou região.

O Livro de William Baldwin sobre as 7 vidas!

Após esta lenda se espalhar na Idade Média, com os gatos sendo relacionados com as bruxas, o escritor inglês William Baldwin, escreveu um livro Beware the Cat (Cuidado com o gato), onde é relatado que as bruxas podem possuir o corpo dos gatos até 9 vezes.

Veja o que diz o zoólogo Carlos Alberts, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) sobre a lenda das 7 vidas:

“O mais provável é que eles ganharam a fama por causa do seu sistema imunológico eficiente – já notou que é difícil gato ficar doente? – e por sua exímia agilidade, que lhes permite cair sempre de pé”.

Principais características dos gatos 

Um dos motivos que levam a crer que os gatos têm sete vidas, são as suas características, abaixo, apresentaremos algumas dessas características:

1.° Equilíbrio 

A facilidade de equilíbrio desses animais é impressionante, eles podem se equilibrar em vários locais como se estivessem em uma corda bamba. Por outro lado, nem todos os animais apresentam essa habilidade, pois eles podem se machucar mais facilmente do que os gatos.

2.° Agilidade 

É necessário lembrar que cães e gatos possuem temperamentos totalmente diferentes entre si, os gatos por exemplo, somente atacam para se defender. Devido a sua agilidade corporal, eles podem fugir sem problema algum, eles conseguem pular a um metro e meio de altura, correm a uma velocidade de 50 quilômetros por hora.

3.° Reflexo 

O “reflexo de endireitamento” é um recurso fundamental para a sobrevivência dos gatos, o giro do corpo no ar, ocorre quando o desequilíbrio é detectado, do mesmo modo, a coluna é esticada arqueando as costas do animal.

Graças a este movimento, é que os gatos conseguem aterrissar sem nenhum problema, por isso, entende-se que os gatos têm sete vidas e que eles conseguem também viver em árvores.

4.° Flexibilidade do gato

Estas são consideradas as criaturas mais flexíveis do mundo, tudo isso se deve por conta das suas vértebras, ligamentos e tendões, a flexibilidade auxilia na capacidade de amortecimento e a e a agilidade que somente os gatos possuem.  

Dicas para melhorar a qualidade de vida do seu gato 

O fato de: os gatos têm sete vidas já sabemos que é um mito, no entanto, os tutores devem sempre ficar de olho na sua saúde, mesmo que eles sejam fortes na queda, podem apresentar algum tipo de lesão que deve ser tratado pelo veterinário. 

Veja agora, como manter a qualidade de vida do seu bichano em dia e livre de perigos:

Os gatos têm sete vidas

  • Mantenha o ambiente seguro e agradável: o local de permanência do gato deve ser higienizado, principalmente nos locais onde ele possa brincar, se esconder e, assim por diante;
  • Deixe recursos à disposição: por exemplo, caixas de areia, comida, água fresca e arranhadores, estes itens são fundamentais para proporcionar bem-estar;
  • A caça deve ser estimulada: a caça é fundamental para o instinto felino, essas ações devem ser incentivadas para manter o animal ativo e saudável;
  • ​Estabeleça um bom relacionamento: proporcione momentos para interagir com o felino, respeite o tempo do gato, pois diferentemente do cachorro, nem sempre ele está disposto para brincar;
  • Olfato: tenha cuidado com produtos de limpeza e perfumes, afinal fazem mal para cães e gatos, para os gatos, esses cheiros podem prejudicar o seu olfato. 

Conclusão

Portanto, agora que você sabe que os gatos têm sete vidas é um mito, é importante tratar todos os animais com respeito, também é um mito que os gatos são associados às bruxas, para manter a saúde do animalzinho em dia leve-o ao veterinário com frequência.

Também é necessário mantê-los longe dos alimentos que são proibidos para eles, para ter uma dieta específica para o seu gato, sempre peça ajuda de um veterinário, cuidado com o sódio na ração industrializada.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião