Como manter a saúde bucal do seu gato!

Por SiteApaixonados 8 Minutos de Leitura

Manter a saúde bucal do seu gato em dia, pode ajudar a melhorar a estética, também proporciona bem-estar e higiene corporal. Quando o tutor negligencia estes cuidados, ele pode gerar várias consequências para a alimentação e os dentes, conforme uma pesquisa feita pela Mars Petcare, 85% dos felinos domésticos podem desenvolver problemas nos dentes, boca e gengiva.

Para os gatos, as complicações mais comuns são: Periodontite, Lesão Reabsortiva dos Felinos (LRF), Fratura dentária e, assim por diante. 

Saúde bucal do seu gato: dicas para manter o sorriso felino sempre radiante! 

O mau hálito é um sinal importante, que pode detectar um sangramento, ou então, problemas mais graves como: gengivas avermelhadas e secreções no canto da boca. Caso esta seja a situação do seu gato, é recomendado buscar ajuda de um veterinário especializado em odontologia.

Abaixo, listamos alguns cuidados especiais para manter em ordem a saúde bucal do seu gato, confira:

1.° Escovação 

Os tutores de gatos devem acostumar os pets com a escovação diária, para isso, é fundamental contar com os produtos adequados para gatos, quando o pet se acostuma com este hábito, ele não desenvolverá nenhuma resistência. Para facilitar, a escovação deve ser iniciada por etapas.

Os produtos indicados para gatos são a melhor opção, principalmente aqueles que são indicados por veterinários, veja alguns exemplos:

  • Dental Guard Soft Care Suave Abrasão;
  • Pasta Dental Virbac Enzimática CET para cães e gatos;
  • Gel Dental Sabor Chocolate – 60 g;
  • Gel Dental Ipet Care Menta para Cães e Gatos;
  • Gel Dental Mundo Animal Good Care Haliclean para Cães e Gatos.

Além da escova, é possível utilizar uma dedeira, este instrumento se encaixa facilmente no dedo do tutor, ajudando no processo de escovação. Não esqueça que, após os 3 anos de vida, este procedimento deve ser realizado diariamente, para garantir a saúde bucal do seu gato. 

2.° Manter excelente alimentação e proteger a Saúde bucal do seu gato

Uma alimentação saudável e equilibrada pode evitar problemas bucais e no estômago, além disso, os alimentos possuem os nutrientes necessários para o desenvolvimento dos gatos. No caso dos gatos, a mastigação pode ser estimulada por petiscos.

Evite alimentar os gatos com comidas de humanos, os doces são os alimentos que devem ser mais evitados, pois, podem contribuir para o surgimento da placa dentária. Os gatos devem consumir alimentos que contenham Zinco, Vitamina D, Magnésio e Cálcio, que possuem função anti-bacterianos.

Para ajudar na limpeza oral, os veterinários podem indicar suplementos, rações e petiscos, outra dica importante é escolher os petiscos mais secos, estes por sua vez, reduzem a quantidade de resíduos nos dentes. 

3.° Prevenir o mau cheiro na boca do felino 

Para garantir a saúde bucal do seu gato, além de levá-lo ao veterinário com frequência, é necessário saber que, a falta de escovação assim como ocorre com humanos, também acontece nos gatos, pode gerar o mau cheiro, que é provocado pelo acúmulo da placa bacteriana, provocando o surgimento da gengivite e do tártaro. 

A halitose felina pode ser evitada com algumas medidas, por exemplo, a escovação em gatos somente deve ser realizada com produtos apropriados, alguns remédios como Solução Anti Tártaro E Halitose Para Gatos 250ML, podem acabar com o mau hálito.

No entanto, se o problema persistir, você deve procurar por um veterinário especialista. Também pode ser aplicado o Shampoo Antisséptico Hálito Para Gatos 60ML, deve ser aplicado 4 vezes ao dia, pode tratar problemas da boca, gengiva e garganta. 

4.° Importância da odontologia veterinária 

Além dos produtos mencionados acima, é importante manter uma rotina com a visita ao veterinário odontologista, somente este profissional é capaz de detectar doenças que se iniciam pela boca. Geralmente, esta área é subdividida em:

saúde bucal do seu gato

  • Periodontia: impede que haja problemas na gengiva;
  • Ortodontia: faz a correção de anormalidade de alinhamento dos dentes;
  • Endodontia: trata a raiz dos dentes, popularmente chamado de tratamento de canal.

O veterinário também deve ajudar os tutores de cães e gatos a escovar os dentes corretamente, com o acompanhamento desse especialista, é possível prevenir a doença periodontal em até 90%. Lembre-se que, os problemas bucais podem afetar outras regiões do corpo do pet, por exemplo, coração, pulmões e rins.

5.° Observe os sintomas 

Os problemas bucais podem ter sintomas em comum, por isso, os tutores devem ter atenção e se necessário, busque ajuda de um especialista para cuidar da saúde bucal do seu gato. Você deve verificar primeiramente: dentes, a gengiva e a língua, os sintomas mais comuns são:

  • Mau hálito;
  • Falta de apetite;
  • Salivação excessiva;
  • Mudança de hábitos alimentares;
  • Presença de sangue.

A gengivite e a dor de dente são as doenças mais populares, que os veterinários costumam tratar nos consultórios.

Dicas para facilitar a escovação e garantir a saúde bucal do seu gato!

Caso sinta dificuldades em treinar o seu pet para fazer a escovação, peça ajuda de um adestrador especialista, o procedimento em filhotes é mais fácil do que em adultos, pois eles são mais receptíveis a qualquer novidade. De maneira geral, é importante que os pets estejam tranquilos durante a escovação.

Se você deseja ver a reação do animal, comece massageando as suas gengivas, quando eles já estiverem acostumados, utilize as dedeiras, com o passar do tempo, escolha uma escova de dente adequada para gatos.

Caso o tutor não faça a escovação apropriada em pets, eles podem desenvolver uma série de doenças. Somente com a utilização dos produtos corretos, é possível impedir a propagação das placas bacterianas. 

Conclusão 

Portanto, garantir a saúde bucal do seu gato, não é um gasto e sim um investimento, já que proporciona bem-estar ao pet. É importante manter uma rotina de escovação regular e cuidados veterinários, para evitar doenças e manter os gatos saudáveis, existem problemas que começam pela boca e podem afetar outras partes do corpo.

Para oferecer o bem-estar bucal, os tutores de cães devem contar com a ajuda do veterinário, pois os felinos também merecem esse cuidado especial, somente assim, os tutores podem evitar que ocorra qualquer desconforto odontológico. 

Observação: sempre utilize produtos que sejam indicados para cães e gatos, respeite a faixa etária. Se o pet teve alguma reação a algum produto, suspenda o uso e comunique ao veterinário. Para evitar intoxicação, não deixe por perto os alimentos que são proibidos para cães e gatos.  

Antes de aplicar alguma medicação em cães e gatos, sempre leia a bula, caso haja dúvidas com a aplicação, primeiro consulte o veterinário para impedir que haja qualquer transtorno.

Compartilhe este Conteúdo
Deixe a sua Opinião